A única imobiliária em Alphaville especializada
na comercialização de Terrenos na região.

Dicas e Soluções

O Profissional para o projeto da sua casa

Ao iniciar os planos de uma reforma ou da construção da sonhada casa, considera-se a necessidade de um profissional habilitado para a realização e acompanhamento do projeto.

Um profissional, seja um engenheiro civil ou um arquiteto, tem como papel, aliando estética com funcionalidade, realizar o projeto buscando melhoria em sua qualidade de vida.

Um projeto bem estudado avalia desde as condições do terreno, como insolação, vento, construções já existentes no entorno, à implantação do projeto, organizando a distribuição dos espaços, detalhamento de interiores (paginação de revestimentos e mobiliário), luminotécnico, paisagismo, acústico, instalações hidráulica e elétrica, sempre dentro de um estilo arquitetônico buscando um equilíbrio entre beleza e praticidade.

Por ser um excelente investimento, além de valorizar o imóvel para o caso de uma venda futura, busca durante o projeto analisar a relação custo benefício dos materiais a serem empregados, dos métodos construtivos, da compatibilização de serviços e manutenção, bem como alternativas para redução de consumo de energia e água.

Na realização do projeto são distribuídas as atividades de acordo com as etapas. Num primeiro momento o profissional irá fazer um estudo do perfil psicológico, gostos e preferências, conhecer cada detalhe de sua rotina no dia a dia para poder realizar um projeto adequado atendendo de forma assertiva às suas necessidades. Depois, o projeto segue com os primeiros croquis, estudo preliminar e projeto executivo, fases onde você estará presente na aprovação de todas as tomadas de decisões.

O profissional responsável pode realizar também o acompanhamento do projeto na obra, analisando se está sendo executado corretamente, fazendo um cronograma com prazo para conclusão de cada fase da obra, orçamento de materiais e mão-de-obra, planejamento de compras e contratações, auxiliando e orientando quem for executar a obra.

Devemos lembrar que, para casos de reformas, onde a complexidade do serviço a ser realizado é pequena, pode-se considerar a contratação do profissional somente para uma consultoria, sem haver necessariamente um projeto no papel, estudando soluções para o ambiente, uma alternativa que pode ser avaliada pelo profissional em conjunto com o cliente.

No momento da escolha do profissional, é aconselhável conhecer os projetos já realizados, conversar com conhecidos que já trabalharam com esse tipo de serviço pedindo indicação de profissionais ou contatando profissionais responsáveis por projetos de obras com as quais você se identifica. Depois, é necessário verificar se eles possuem registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Somente profissionais registrados estão habilitados para atuar na realização de um projeto.

Quanto aos custos, podem ser baseados em metragem quadrada do projeto, porcentuais sobre o custo total da obra ou por hora técnica. Ainda dentro dessas formas de contratação há uma variação de valores que está ligada à experiência do profissional e status no mercado. Porém, ao avaliar cada profissional no momento da sua escolha, o custo não deve ser o único fator a considerar, é importante haver empatia, pois o profissional fará parte de sua vida durante um bom tempo. Serão muitas reuniões, desde o início do projeto até a conclusão de sua obra.
06/07/2015